Actividades 2006/2007 da Escola Secundária de Caldas de Vizela: Crónica do Tabaco

Actividades 2006/2007 da Escola Secundária de Caldas de Vizela

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Crónica do Tabaco


Cada vez mais o tabaco faz parte das vidas dos actuais jovens da nossa sociedade. Na sua maioria, são influenciados pelos amigos e pela sensação de experimentar um dos protagonistas das mortes em todo o mundo, o cigarro. Estatísticas revelam que cerca de 30 milhões de pessoas já morreram devido ao tabaco, e estimam-se que a partir de 2020 morrerão por ano aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo. São imensas as campanhas que apelam contra o tabagismo, mas mesmo assim é contínuo o crescimento da taxa de fumadores no nosso país e no mundo. Nesta escola muitos jovens fumam mas não o deveriam fazer aqui dentro, pois além de se prejudicar a eles próprios estão a prejudicar os outros. Quando algum amigo teu ou algum desconhecido te oferecer um cigarro ou disser “Queres dar uma passa?” tu deves dizer NÃO. Só assim ficarás livre desse vício que além de estragar a saúde, gasta-se imenso dinheiro nele. Especula-se que o tabaco irá aumentar em 2007 para mais 0,25€ por maço. Portanto, consume aquilo que queres e não aquilo que os outros querem que tu consumas, pois quem te oferece tabaco não está a ser teu amigo mas sim inimigo.

Escrito por Paulo Cunha do 12ºe.

1 Comments:

  • Realmente o tabaco é um elemento que está na base de um dos piores vícios praticados pelos jovens em Portugal!
    Mas atenção! Pior que os jovens são os “adultos”, sim… essas pessoas que se dizem adultas e que praticam as piores atitudes!
    Os jovens, no seu desenvolvido são desafiados na vida (e perante a sociedade) a experimentar novas experiências, novos desafios. É natural que entre estes esteja o cigarro, ou mesmo outro tipo de drogas. No entanto, preciso é alertar os jovens para a dependência que esse tipo de drogas pode causar… Ao contrário que os adultos que dizem ter a experiência de vida, que são eles que sabem… são eles mesmo que não dão o exemplo (sim, é dos pais que deve vir o exemplo), porque pai que fuma não pode proibir filho de fumar!!!
    Em relação aos números não passam de simples números, porque acho que são números de toda a população do Mundo e de todas as faixas etárias e não somente nos jovens.
    Os jovens têm direito de experimentar e não podem estar a ser recriminados por isso…

    By Blogger Márcio, at 01 fevereiro, 2007 16:27  

Enviar um comentário

<< Home