Actividades 2006/2007 da Escola Secundária de Caldas de Vizela: Crónica "Palco da Vida"

Actividades 2006/2007 da Escola Secundária de Caldas de Vizela

quinta-feira, novembro 09, 2006

Crónica "Palco da Vida"

Juventude com atributos sociais diferenciados

Na crónica anterior abordamos um período muito importante da nossa vida, a infância. Hoje pretendemos abordar questões relacionadas com a Juventude.
O conceito de Juventude é relativamente recente e subjectivo, a sua construção resulta do contexto de determinadas situações económicas, sociais ou políticas.
Na perspectiva de alguns investigadores "Juventude" define-se como um estado intermédio entre a infância, idade da irresponsabilidade, e a vida de adulto, idade da responsabilidade. Percepcionada pela sociedade como um todo homogéneo, na realidade, ela é constituída por grupos distintos nas suas formas de pensar, sentir e agir, de acordo com diferentes modos e estilos de vida sob a influência de múltiplos agentes de socialização.
A juventude é uma categoria socialmente manipulada e manipulável e o facto de se falar dos jovens como uma unidade social, um grupo dotado de interesses comuns e de se referir esses interesses a uma faixa de idades constitui, já de si, uma evidente manipulação. Na realidade, constata-se que existe uma heterogeneidade na juventude com atributos sociais diferenciadores.
Os diferentes grupos juvenis surgem com o objectivo de resolver necessidades a nível do afecto, compreensão, aceitação, reconhecimento, integração, etc.
Estes grupos juvenis, ou "culturas juvenis", regem-se por regras alternativas às normas formais da sociedade hegemónica. Todo o significado cultural é criado por intermédio de símbolos. O modo como determinado sujeito se exprime através das palavras, como se veste, e até gestos mais subtis, contêm um significado simbólico. O mesmo se pode dizer da expressão corporal.
O vestuário, por exemplo, aparece entre os jovens como um instrumento de integração e com grande poder simbólico.
A música, crenças, ideologias políticas e religiosas, actividades de lazer, modos de vida, etc., levam os jovens a identificar-se com determinada cultura juvenil, desejando integrar-se nesta e ser aceite pela mesma.
Os grupos juvenis, revelam e reclamam cada vez mais, uma capacidade de intervenção, decisão e influência em numerosos domínios nos quais ditam modos de comportamento. Contudo, certos costumes podem não coincidir com as leis formais e se os membros de um grupo adoptarem uma postura não-convencional, a sociedade pode avaliá-los como desviantes, e rotulá-los, marginalizando-os.Revela-se importante interpretar as práticas simbólicas que caracterizam estas culturas, de forma a assimilar o melhor possível o significado que, os jovens dão às suas acções e às suas actividades quotidianas. E constatar que os jovens já são capazes de tomar conta de si mesmos.

6 Comments:

  • mto bem escritooo...parabens
    solero em grande estilo...:D

    By Anonymous Anónimo, at 10 novembro, 2006 14:42  

  • o texto ta mto bem elaborado....
    solero tives te bem...

    By Anonymous Anónimo, at 10 novembro, 2006 14:43  

  • bem.... temos especialista na materia!!! e o vocabulario, sim senhor.... vai lá vai!!! lol.... muito bem escrito e interessante... parabens... Ana Isabel

    By Anonymous Anónimo, at 13 novembro, 2006 17:05  

  • Muito bem DEZIDIDO lol

    Parabéns, tens futuro Solero(Marcelo)....
    eh eh Bjx

    By Anonymous Anónimo, at 14 novembro, 2006 13:56  

  • uih muit fixe... mt bem... e até saiu no jornal de vizela e tud... tou impressionad... parabéns Solero

    By Anonymous Anónimo, at 24 novembro, 2006 14:42  

  • ei Solero estas muito bem!!! e verdade o nosso menino ate saiu no jornal!!!! parabens continua!!!! beijao

    By Anonymous Anónimo, at 28 novembro, 2006 13:43  

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